Artigos e Vídeos


Voltar para Artigos

Aprenda uma técnica simples de controle emocional e mental para o sucesso.

Postado em 31 de Agosto de 2016 por Rodrigo Belmonte - Terapeuta, Coach e Trainer Internacional em PNL

Eu achava engraçado quando alguém falava nessa tal de “reprogramação mental”, como se pudéssemos “apertar alguns botões” dentro da nossa mente e tudo que queremos de repente acontece. Chamam esse conceito de PNL – Programação Neurolinguística.

Aí eu fui estudar essa tal de PNL, e quis o destino que eu me tornasse um apaixonado por ela! E então entendi o que significava “reprogramação mental”.

Para você também conhecer um pouco mais sobre a PNL, vou te apresentar uma das técnicas de forma bem prática. Sabe aquela lembrança que você tem e que por algum motivo você considera traumática? Sempre que você se lembra dela vem uma sensação muito ruim... talvez imagens ou sons daquilo que aconteceu... é quase como se estivesse acontecendo de novo! Pode ter sido um acidente de carro, uma humilhação sofrida na escola, aquela bronca do pai ou da mãe... não importa.

O fato de sentir esta sensação ruim agora, mesmo muito tempo depois de ter ocorrido o evento traumático e mesmo que se esteja agora em uma situação totalmente segura, é prova de que quem comanda estas sensações é o nosso cérebro. Em outras palavras, é reponsabilidade inteiramente nossa! O problema é que às vezes não sabemos “qual botão apertar” para tirar esta sensação de dentro. Trata-se de uma ação inconsciente.

Bom, já que é nosso cérebro que está fazendo isso, então vamos pedir para ele fazer outra coisa. Vamos fazer isso na prática: feche os olhos e imagine que está passando o filme daquele evento em uma parede da sua casa. Agora faça duas coisas:

     1º - deixe este filme em preto e branco e comece a rodá-lo de frente para trás em alta velocidade, como se estivesse voltando o filme rapidamente ao seu início. Faça isso 3 vezes consecutivas.

     2º - agora passe o filme deste mesmo evento normalmente, em sua velocidade e ordem normais, do iníco ao final, mantenha-o em preto e branco, mas adicione uma música de circo de fundo... isso mesmo, uma música de circo! Aproveite e adicione alguns personagens engraçados na história, talvez um macaquinho pulando por todos os lados em sua volta, ou um palhaço fazendo as coisas mais esquisitas e engraçadas. Faça esta segunda parte também por 3 vezes.

Ao lembrar-se novamente deste evento a sensação será bem diferente, pois estamos dando um novo comando ao nosso cérebro, dizendo a ele o quanto é desnecessário continuar sofrendo com isso, pois nosso cérebro funciona através de significados dados a eventos. Esta reprogramação acontece porque estes significados são influenciados pelos nossos sentidos, ou seja, as características visuais, auditivas e cinestésicas que o evento possui. Mudando-se estas características, o significado e sensações do evento mudam. Trata-se de um conceito apresentado pelo filósofo grego Aristóteles há mais de 2000 anos! Este simples recurso que demonstrei para você, pode (e deve) ser usado com frequência. Diante de qualquer situação de desconforto (aquela bronca do chefe ou aquele desentendimento com alguém) você pode transformar seu significado de forma a se sentir melhor, mais leve e mais fortalecido.

Este é um dos recursos para “programar” a nossa mente através da Programação Neurolinguística, e o melhor disso tudo é que esta programação está em nossas mãos. Agora que você sabe apertar esse “novo botão” para acionar a sua mente, imagine as infinitas possibilidades que a ferramenta da PNL pode fazer para te ajudar na sua vida pessoal ou profissional. Muitas pessoas de sucesso estudam e praticam a PNL e você também pode mudar a forma como pensa e se expressa para trazer êxitos e saúde em sua vida.

Voltar para Artigos